5 Dicas Comprovadas de Como Ter Mais Foco Nos Estudos

Quem não tem foco, não consegue ir longe na vida, seja em qualquer área! E várias pessoas que querem prestar concurso, as que querem estudar para faculdade, ensino médio, ou até em cursos de especializações, necessitam de foco, se não, têm sérios riscos de falharem. Por isso é importante aprender a como ter mais foco nos estudos em 5 dicas excelentes.

Uma parte da “culpa” de você não ter foco suficiente, vem do avanço da tecnologia.

Nossa geração já cresceu no meio da tecnologia avançada, devido a isso, existem diferentes tipos de formas que “ajudam” a tirar o nosso foco e atenção.  

Celulares, videogames, computadores, jogos, TV, etc, faz com que você perca seu foco nos estudos. Além disso, faz você ser um especialista em procrastinação.

E a cada ano que passa, a cada avanço da tecnologia, fica ainda mais difícil termos atenção para estudar.

E na verdade, você sabe… o que realmente vai melhorar seu desempenho e seu foco nos estudos, é o abandono de tudo que te faz pensar ou fazer outras coisas.

Como você sabe que está tendo foco? É quando você consegue absorver tudo que está estudando, e absorvendo com qualidade, ou seja, realmente, aprendendo. Tendo foco nos estudos!

Até porque, do que adianta você “estudar”, se você não consegue aprender de verdade? Nada, não é? O aprendizado só é obtido quando você consegue ter foco nos estudos.  

Mas como posso ter mais foco? Se você realmente deseja melhorar nessa área, deve ter em mente que é difícil, possível, mas vai te trazer ótimos resultados.  

Então, vamos as nossas 5 dicas comprovadas de como ter mais foco nos estudos.

Treinamento mapas mentais

5 Dicas de Como Ter Mais Foco Nos Estudos

Ter mais foco e atenção para estudar - 5 Dicas Comprovadas de Como Ter Mais Foco Nos Estudos

O que você vai ler agora é uma pequena parte sobre o que você pode aplicar para ter mais foco e concentração nos seus estudos diários.

Evitar distrações, organizar suas matérias, exercícios, tirar as pausas nas horas corretas e persistir farão parte da sua vida agora.

Além do post de hoje, vou deixar aqui abaixo mais alguns artigos para complementar sua leitura.

Como se tornar organizado e produtivo.

Como ter foco.

Evite distrações

Antes de tudo, persista! Vá em frente, estude muito para que você garanta um ótimo futuro. E depois de nossas dicas, você estará apto para ter mais foco nos estudos.

Nesse momento é importante entender que você precisa melhorar sua concentração nas atividades diárias.

CELULAR, CELULAR, CELULAR! Esconda-o, desligue as notificações! O maior causador da falta de atenção, para muitos, é o celular. Isso tem uma explicação óbvia, pois tudo hoje em dia se move com a tecnologia.

Você fala com sua família, fica atento com tudo o que ocorre no mundo, e até consegue um amor, não é, rs!

“Ah, mas eu estudo com o celular” Se você é uma pessoa que é atenta e não consegue ficar algumas horas sem entrar em redes sociais, não use celular para estudar.

Mas se você consegue, baixe seu livro online ou sua videoaula, e veja SEM INTERNET.  

TIRE TODOS OS TIPOS DE DISTRAÇÕES DO SEU CAMINHO! Antes de estudar, separe um lugar para que você possa ter foco nos estudos, desligue a TV, tenha perto de você uma garrafa de água, para não ficar levantando direto e perder o foco.  

E novamente, coloque seu celular no modo avião e guarde ele! Seja na mochila ou no seu guarda-roupa. Foque no seu objetivo, que é… ESTUDAR!  

E se você conseguir evitar as distrações, já está no caminho certo para ter mais foco para estudar! 

Como ter mais foco nos estudos com planejamento diário

Se você tem muita coisa para estudar, não se desespere. Apenas planeja seu tempo, para que consiga estudar tudo que almeja.

A dica mais importante é, separe as matérias que você vai estudar ao longo da semana.

Por exemplo, se você possui 10 matérias para estudar, separe 2 por dia, ao longo de segunda a sexta.

E sábado, faça exercícios extras das matérias que você tem dificuldades.

Com isso, você vai ter o controle, de quais tem que estudar no dia.

Se tiver esse tipo de planejamento, terá mais chances de passar na sua prova.

E isso ajuda muito para se ter mais foco nos estudos.

Como dizem muitos professores: “recordar é viver”. Você precisa separar uma semana no final do mês para relembrar tudo o que foi estudado. Faça exercícios para saber se realmente aprendeu o que foi estudado.

Tenha prioridade no seu dia. Se realmente quer passar na sua tão sonhada prova e ter estabilidade para sempre, você precisa ter foco nos estudos.  

Estude 5 a 8 ou 9 horas por dia, se possível. Estude, estude, estude, não deixe que nada e ninguém te atrapalhe no seu trajeto.  

Se você trabalha, será mais difícil, mas isso dependerá, exclusivamente, da sua força de vontade de vencer.  

Aproveite os horários livres que você tem: 30 minutos do seu almoço, 1 hora de estudo na ida ao seu trabalho, mais 1 hora na volta. Só em 3 momentos, você já conseguiu 02:30h de estudos.

Faça algumas pausas entre seus estudos

Há dois fatores que podem atrapalhar sua continuidade de foco nos estudos, e são eles: estudar mais do que deveria e descansar mais do que deveria. Tudo a mais ou em excesso, atrapalha os seus estudos.

Seja organizado fazendo essas pausas! Separe por hora. Se você estudos por 45 minutos, tenha 15 minutos de descanso!

Utilize a técnica e a ferramenta de Pomodoro e programe num app para celular seus períodos de estudos e pausas.

Até porque, o que você estuda, fixa de forma ainda melhor na sua mente, quando se faz isso. Vale ressaltar que, você precisa ser equilibrado, é descanso, e não férias!

Cuidado com os horários, pois isso pode te atrapalhar um pouco para se ter mais foco nos estudos.

Devido não ser férias, evite ficar muito no celular, só se for alguma emergência, mas evite! Porque com as redes sociais, podemos perder vários minutos e até horas, que são cruciais para seu estudo.  

O mais correto é que você vá ao banheiro, converse 5 minutos com alguém que está perto de você, coma uma fruta… É válido até você dar uma andada pela sua casa ou quintal!

Tome cuidado com o tempo, olhe sempre no seu relógio quanto tempo falta para você voltar a ter foco nos estudos.

Estude de segunda a sexta, sábado faça exercícios extras. Mas então… e o domingo? Devo estudar? Não! Separe o domingo para você relaxar, para que seus estudos não se tornem cansativos.  

Ou seja, tenha o dia de domingo como o de descanso!

Passeie com sua família, namorado(a), com seus amigos. Se quiser estudar até dia de domingo, futuramente, se tornará algo cansativo e chato.

Meça seus resultados

Ninguém consegue se manter interessado em alguma coisa, se não tem uma razão para isso. Veja se há melhorias! Porque foco nos estudos, você já terá!  

Você necessita achar um método para realizar essa comparação, se você aprendeu e absorveu o que estudou.  

Temos vários exemplos para citar, mas vamos falar sobre a academia. Vamos dizer que você tem 80kg, e seu grande sonho é chegar aos 68kg. Ok. Você tem o foco de ir todos os dias para academia e fazer dieta.

E depois de um tempinho, você já consegue ver que está dando resultados.

As pessoas já olham para você e falam: “Nossa! Você emagreceu!” não há sensação melhor, não é? E isso te motiva a continuar a chegar no seu objetivo tendo sempre progresso até chegar aos 68kg.

No estudo, é a mesma coisa! O que eu sugiro é que faça provas anteriores, ou faça exercícios na própria internet ou livros. Isso, são maneiras de você ver se está tendo melhoria ou não no seu modo de estudo.

Quanto mais você estudar, mais terá chances de aumentar a porcentagem de acerto de questões, até que chegará a um ponto, que estará, completamente, apto para passar na prova. E ainda por cima, terá mais foco nos estudos ainda!

Se você acertar menos que antes, não se desespere. Há outras formas de mudar isso, umas delas é… estude mais!

Faça mais exercícios, force seu cérebro a pensar mais, com isso, você vai realmente aprender sobre a matéria. Faça isso ainda hoje! E daqui a uns 15 dias, compare!

Tenha em mente que o processo é muito importante

Eu sei que seu maior objetivo é passar na prova do período, ou passar na universidade, ou passar para a área militar, ou em algum concurso público. Esse é seu maior objetivo, se é seu sonho, você deve parar de pensar só no final, mas também, nos meios.  

Isso porque é no processo que você vai aprender a ter mais foco nos estudos, a entender melhor as matérias, etc.

Você deve ter em mente que todos os dias são importantes para seus estudos. É como se cada dia fosse 0,1% de onde você quer chegar, e que os 100% é sua meta. Ou seja, quanto mais dias você ficar sem estudar, o seu sonho ficará ainda mais distante.

Mantenha o foco nos estudos e não em lazer em meio de semana!

Não deixe que a preguiça, doença e as tarefas do dia te atrapalhe. Como foi dito, tenha prioridades! Se sua prioridade for em alguns anos estar ganhando 5, 10, 20 mil reais, vai em busca!  

Mude ainda hoje sua mentalidade, vivemos em um mundo repleto de desejos e prazeres que nos fazem sair dos trilhos.

Seja forte, tenha em mente o quanto você quer alcançar seu sonho. Não desista! Você pode! Comece a se dedicar mais ainda hoje com nossas dicas de como ter mais foco nos estudos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!