Se você quer saber como melhorar a concentração, esse post é perfeito. Se você é uma pessoa que possui foco e concentração, com certeza terá ainda mais destaque em sua vida, principalmente a profissional.

Todos os dias, é necessário que a gente realize funções, seja dentro de nossa, escola, no trabalho ou até em um passeio com a família e se você tem um ótimo foco, você exercerá muito bem suas atividades diárias.

E isso é de extrema importância, porque cada vez mais, as pessoas que mais tem concentração, são as que escolhidas em um processo seletivo, ou são as que possuem destaques dentro da empresa.

Uma pessoa que tem essa qualidade, está propenso a fazer trabalhos e realizar tarefas de modo excelente, se tornando uma pessoa bem-sucedida.

Essa pessoa pode facilmente ser você!

Mas antes de tudo, devemos entender o que é a concentração:

A concentração é a capacidade que você tem de ser focado em um só pensamento, gerando uma produtividade imbatível, diminuição do tempo da tarefa, rapidez na entrega de resultados e melhorias no processo das tarefas.

Infelizmente, nem todo mundo nasce com uma boa concentração, e esse artigo é para você que quer melhorá-la.

Confira agora as dicas de como melhorar a sua concentração!

Treinamento mapas mentais

Como melhorar a concentração com organização

Dicas de como melhorar sua concentração - Como Melhorar a Concentração Com 13 Poderosas Dicas

Se você deseja aprender a como melhorar a concentração, seu primeiro passo é manter o lugar onde você está organizado. Separe tudo em ordem, para que nada venha te atrapalhar, principalmente se você trabalha com papéis.

Faça um 5S no seu ambiente de trabalho e organize os locais onde você trabalha em casa ou nos estudos.

Uma dica é organizar seus itens, acessórios e utensílios que mais usa em locais de fácil acesso e altura. O que você usa menos guarde em lugares mais altos ou escondidos.

A ideia é organizar e otimizar o seu tempo.

Observe a si mesmo, imaginando ser outra pessoa. E si faça as perguntas: Será que eu sou organizado? Será que os locais onde eu vivo na maior parte do meu tempo está organizado? Seja sincero! Se a resposta for não, comece hoje ainda a mudar seus costumes.

Evite distrações, se alimente bem, durma bem, crie sua lista de tarefas, separe as prioridades, descubra qual o seu momento de maior produtividade e concentração do dia…

São pequenos detalhes que fazem uma grande diferença para quem deseja aprender a ter foco e concentração.

Vamos as dicas!

→ Não deixe o celular perto de você

Hoje em dia, o que mais tira a sua concentração e foco, é o bendito do Smartphone. Com ele, as distrações são certas, seja pelas redes sociais, ou ligações e até mesmo pelos seus joguinhos.

Cuidado para não perder tempo com bobeiras. Obviamente, em caso de urgência, você utilizará sim, principalmente se for para pedir socorro a alguém. 

→ Não pule suas refeições

Se você vai para o trabalho com fome, saiba que está cometendo um tremendo erro! Quem consegue se concentrar com fome? Ninguém!

Devido a isso jamais pule as refeições! Até porque, nosso corpo precisa de energia, e o mais correto é se alimentar nas horas certas.

→ Não deixe as tarefas pessoais atrapalharem as profissionais

Jamais realize suas tarefas de pessoais, no trabalho. Como foi dito, há tempo para tudo! Além de tudo, se te pegarem no trabalho fazendo tarefas diferentes, tem sérios riscos de ser mandado embora, então tenha muita atenção nisso!

Antes de ir embora para casa, anote suas tarefas para o próximo dia, defina as prioridades e coloque as tarefas mais difíceis para o momento do dia que você for mais produtivo.

Essa é uma excelente dica de como aumentar a produtividade no trabalho.

→ Tenha uma vida saudável

Faça algumas visitas ao seu médico, realize exames para saber se seu corpo está respondendo bem às suas tarefas diárias.

Até porque, quando não estamos 100% de saúde, não temos o foco total nas realizações de nossos trabalhos. E lembrando que é sempre bom prevenir, e evitar futuras complicações.

Ainda vamos falar sobre dormir bem, mas saiba que a alimentação tem muito a contribuir para sua concentração nas atividades diárias.

→ Faça sua lista de tarefas

Para que você possa se manter focado e organizado, faça uma lista com as suas tarefas e deveres que precisa realizar durante seu dia.

Anote tudo, e ao decorrer do dia, vá excluindo as tarefas que você fez. Vale ressaltar que essa lista pode ser feita no celular, ou a “moda antiga”, no papel.  

Prepare o seu próximo dia no dia anterior! Faça uma lista do que você precisa fazer amanhã.

→ Melhore sua concentração definindo suas prioridades

Com sua lista já pronta, defina suas prioridades. Marque as que de fato são mais importantes ou urgentes, deixando as que menos importantes para o final.

Esse é um dos principais modos para você se tornar organizado, logo, sabendo como melhorar sua concentração.

→ Quais são suas metas e objetivos?

Necessário é que você tenha metas diárias, semanais e mensais. Mas para isso, você precisa estipular datas e horários para a realização das tarefas, pois assim, você ficará mais animado a fazer seus trabalhos no prazo correto. 

Você pode utilizar as listas de tarefas após definir suas metas e objetivos separando por grau de importância e prioridade.

→ Como melhorar a concentração trabalhando a respiração

Se está tenso no seu trabalho, ou nervoso com algo, sempre respire fundo, essa técnica é uma das mais utilizadas quando a pessoa quer colocar a cabeça no lugar e fazer o que é correto.

Pois esses atos ajudam a você se acalmar, tendo novamente foco e concentração. Ah… quer saber, faça isso agora comigo! Sim, estou fazendo e você? Vamos lá! 

→ Crie e gerencie suas atividades em turnos

Sempre quando tenho uma grande lista do que devo fazer no dia, eu separo por turnos o que devo fazer. Os mais importantes faço pela manhã depois do café.

Caso eu consiga terminar antes do almoço, tento encaixar mais uma tarefa, mas se não, separo mais algumas tarefas para serem feitas após o descanso do almoço. Sendo assim, terminando ou adiantando muitas coisas antes do anoitecer.

Você precisa descobrir qual o seu momento do dia de mais produtividade. É nesse momento que você deve executar suas tarefas mais longas e difíceis.

Com isso, sobra tempo para sair com amigos e passear com a família. 

→ Esqueça suas redes sociais em determinado período

Quando tratamos do famoso “zapzap” ou do facebook, instagram, twitter, snapchat e outros meios de comunicação, o que entra em quesito é que perdemos minutos e horas preciosas de trabalho, para muitas das vezes, ficarmos vendo o que fulano e ciclano está ou anda postando.  

Desative agora mesmo suas notificações, e mantenha o foco seja no seu trabalho ou em casa. Mas também, você não vai ficar sem utilizar as redes sociais né.

Mantenha sua mente equilibrada e ensine que há tempo para tudo, há tempo para trabalhar, mas também haverá tempo para mexer nas suas redes sociais e postar umas fotos.  

Vale ressaltar que, se você trabalha com computador ou depende do seu celular, deverá ter mais cuidado ainda!

→ Como melhorar a concentração dando uma pausa

Ninguém é capaz de ficar horas e horas trabalhando totalmente focado numa mesma função. Com isso, é de suma importância que você realize curtos intervalos entre suas tarefas para seu descanso físico e mental.  

O mais correto é que para hora trabalhada, você tenha 10 minutos de descanso. Para ter um controle maior desse tempo, use um cronômetro do celular.

Com isso seu corpo estará totalmente focado na hora trabalhada, pois sabe que já já terá um momento para descansar.

Isso pode funcionar bem se você está em casa ou estudando.

Se seu objetivo é aprender a como melhorar a concentração no trabalho não vacile com esses intervalos. Administrar suas atividades no trabalho de forma a melhorar sua performance não significa ficar ocioso.

Lembre-se, tarefas mais importantes e demoradas ficam para o momento do dia em que você é mais produtivo ou produtiva.

Tem um post no site que detalha mais sobre como ser mais produtivo.

→ Qual o seu propósito numa determinada atividade?

Assim afirma o doutor Ricardo Monezi, da Unifesp: “Para convencer o cérebro de que sua atividade profissional é importante, é preciso mostrar a ele que a atividade faz com que você cresça e também com que se divirta de alguma forma“.

Ou seja, a dica é tentar ver o lado bom da atividade que você está fazendo, mesmo que não seja a atividade dos seus sonhos.

Se for algo chato, pense que, por trás, existe um propósito, uma missão maior”.

→ Como melhorar a concentração com uma boa noite de sono

Será que você dorme realmente as 8 horas por dia, como especialistas sugerem? Se você quer saber como melhorar sua concentração, está aqui um dos principais motivos.

Pesquisadores falam que quem tem ruins noites de sono, possuem uma maior dificuldade de concentração.

E é verdade, para quem estudou ou estuda de manhã, é complicado, não é? Ter que estar atento às aulas e as explicações após uma noite mal dormida é muito difícil.  

Todos os seres humanos precisam dormir bem, para que no dia seguinte, tenham ânimo e foco para realizarem suas tarefas.

Para isso, tenha um lugar bom para dormir, onde seja bem escuro, não ligue a TV e mantenha o celular a, pelo menos, 2 metros de você.

É importante ter uma alimentação leve antes de dormir!

Essas foram nossas dicas de como melhorar a concentração, tendo em vista que, nós vivemos em mundo que está completamente “contaminado” pela tecnologia, e que, a cada dia que passa, temos mais dificuldades de termos foco. Porém, se você começar a aplicar as dicas, seus resultados virão de maneira ainda mais rápida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!