Como melhorar a Gestão de Produção de sua Empresa

Com crescimento mínimo de 0,3% em abril de 2019, a Indústria brasileira tem amargado não só a crise econômica, mas a evolução do varejo e serviços, que cresceram muito mais que a produção industrial e sustentaram o PIB do país no ano anterior.

Analisando tal realidade, fica claro que a indústria precisa se refazer não só diante da crise, mas principalmente diante de um mundo cada vez mais tecnológico e desenvolvido, que está cada vez mais autônomo e precisa que a indústria melhore não só os produtos, mas a maneira de produzi-los e vendê-los ao público.

A Gestão de Produção de uma empresa é peça chave quando o assunto é fazer mais com menos e fazer melhor.

Para garantir menos desperdício, mais economia, agilidade e lucro, é preciso saber como gerenciar de forma consistente.

Neste artigo, confira Como melhorar a Gestão de Produção de sua empresa, e tenha um negócio mais rentável.

Treinamento mapas mentais

Mapeamento dos processos

Por mais que os trabalhadores de uma máquina já saibam como ela funciona e como é feito os produtos, o mapeamento dos processos é uma forma de garantir que não existem falhas ou simplesmente para encontrar onde estão os problemas.

Por exemplo, alguns erros na linha de produção acontecem e nem sempre são percebidos, principalmente quando são erros muito pequenos, mas que custam muito dinheiro e tempo.

Com o Mapeamento dos processos, é possível determinar onde estão acontecendo essas falhas e corrigi-las.

Treinamento vida organizada e produtiva

Ter a delegação de funções

Delegar funções é uma tarefa que todo bom líder deve seguir, se quiser ser bem sucedido.

Foi-se o tempo que gestores tomavam para si, todas as obrigações e responsabilidades, e geralmente quando isso acontece, atrapalha e atrasa todos os processos em vários níveis da empresa, se tornando um custo descomunal.

Ter pessoas de confiança abaixo do líder principal, agiliza tudo pois este irá se responsabilizar pelas etapas e discussões ou reuniões necessárias e levar ao chefe, somente aquilo que só ele possa resolver.

Treinamento de melhoria contínua

Observar e garantir os recursos necessários

Pode tudo estar indo bem quando o assunto é planejamento, mas se não tiver os recursos como mão de obra e matéria prima, simplesmente nada acontece.

Em uma indústria de chocolates, por exemplo, se não tiver cacau para fazer o chocolate não tem como produzir e se tiver o cacau mas não houver trabalhadores, o problema continua de pé.

Um bom gestor analisa tudo e o que falta para o negócio continuar crescendo.

O que for preciso em relação a recursos de pessoas e matéria prima deve ser suprida para que a empresa continue funcionando e o produto sendo oferecido ao consumidor final.

De olho nos custos

Muitas empresas estão quebrando hoje, pois não fazem uma boa gestão de produção que otimize a empresa e gere mais receita que despesas.

Os custos dos recursos do tópico anterior, não podem ser altos demais e um bom gerenciamento, valoriza a qualidade sem abrir mão de um bom preço.

A utilização de software de gestão é hoje, um dos grandes auxiliadores das empresas na hora de gerenciar os custos e calcular o faturamento. Utilizar as novas tecnologias a seu favor é fundamental para o sucesso do negócio.

Aprenda Mais Sobre Gestão de Produção

Para profissionais de gestão que trabalham em grande indústrias e precisam de melhor conhecimento e capacitação na área de gestão de Produção, a FBV Cursos, escola online de cursos gratuitos oferece o Curso Online Grátis Gestão de Produção com todo conteúdo necessário para líderes de diversos setores das empresas brasileiras, a serem melhores gestores.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!