Dificuldade em se manter concentrado, focado e produtivo são os maiores males causados pela procrastinação. O problema pode ser muito pior porque existem pessoas que se sentem envergonhadas por não conseguir terminar suas tarefas e objetivos. Essas pessoas precisam aprender a como parar de procrastinar!

Isso mostra que a procrastinação não tem relação única com a preguiça somente. É algo mais profundo e somente quem passa por isso sabe das dificuldades que passa.

Se você possui foco no seu trabalho, muito provavelmente, consegue lidar e resolver tarefas e problemas que surgem na hora, porém se você quer saber como parar de procrastinar, fique comigo nessa leitura para aprender 6 dicas rápidas para aumentar sua produtividade e deixar de procrastinar.

A Procrastinação é um dos motivos das pessoas não terem produtividade máxima no seu trabalho, vida pessoal e estudos.

Se você é uma pessoa que é desorganizada e que não cumpre prazos e horários, isso pode trazer problemas com você e a empresa que está trabalhando, podendo chegar a uma demissão, por exemplo.

Porém, eu penso que deixar de procrastinar vai muito além dos objetivos profissionais e pessoais, se trata de sentimentos.

Como você se sente quando não consegue realizar algo? Você se culpa?

Aprender a como não procrastinar é essencial para que você mude ainda hoje o rumo da sua vida e de como você se sente.

Pense nisso, você precisa se sentir bem, realizado ou realizada.

Depois disso é que seus objetivos serão alcançados com o aumento da produtividade.

Treinamento mapas mentais

Como parar de procrastinar realizando tarefas por etapas

Creio que todos os dias, você tem muitas tarefas para realizar, e tarefas que exigem tempo e bastante esforço. Logo, nossa primeira dica de como não procrastinar é faça um bom planejamento, a ponto de você dividir suas tarefas por etapas.  

Dê horários e prazos às suas tarefas, com isso, você incentiva sua mente a terminar aquela tarefa no prazo estipulado por si mesmo.

Mas, é necessário que você se organize, organize sua mesa de trabalho, evite usar celular e tenha total foco e concentração no que está fazendo. Até porque, você não deseja ultrapassar o horário estipulado, fazendo com que você se atrase, não produzindo o suficiente.

O segredo está em se sentir realizado ao cumprir tarefas que foram divididas em etapas e partes.

Se você precisa entregar um trabalho escolar, em uma semana por exemplo, que tal separar um momento para deixar pronto somente a introdução?

Isso já no primeiro dia. Pode parecer pouco, mas a sensação de realização com a primeira micro etapa concluída vai te motivar a realizar as próximas.

A ideia é realizar pequenas tarefas, divididas e organizadas dentro de um prazo específico e honesto.

Treinamento vida organizada e produtiva

Deixe de procrastinar definindo suas prioridades

Do que adianta você ter um plano de etapas ótimo, e não saber priorizar as tarefas mais importantes e que requerem mais tempo. Marque as que de fato são mais importantes ou urgentes, deixando as que menos importantes para o final.

Esse é um dos principais modos para você se tornar um bom profissional na sua área.

Tenha em vista que, você deve realizar primeiro as tarefas com mais prioridade. Por exemplo: Seu superior pediu para você entregar um trabalho para daqui a 2 dias, e outro trabalho para ser entregue até o final do expediente, qual é o trabalho que você realizará primeiro?

Obviamente, o que deve ser entregue no mesmo dia, não é? Esse exemplo, é um dos tipos de prioridades que você precisa ter para não correr riscos de atrasar uma tarefa. 

Pode parecer simples, mas você pode estar tendo dificuldades em entender esse tipo de priorização de tarefas e não percebe.

Separe um momento no final do dia para listar as tarefas do dia seguinte, divida as etapas para manhã, tarde e noite e priorize o que for mais importante.

Repare em qual o momento do dia você rende mais, ou seja, o momento em que você tende a ser mais produtivo.

É nesse momento que você deve focar nas partes mais difíceis e trabalhosas das suas tarefas.

Como você pode ver aprender a como parar de procrastinar não é difícil se tratando das soluções que podem ser mais simples do que você imagina.

Box de artigos relacionados:

Treinamento de melhoria contínua

Evitar a procrastinação se distraindo nas redes sociais

Quando falamos sobre o whatsapp, facebook, instagram, twitter, snapchat e outros meios de comunicação, o que entra em quesito é que perdemos minutos e horas preciosas de trabalho. Não estou dizendo para abandonar suas redes e sim para que você gerencie melhor o seu tempo na internet.

Para aprender a como parar de procrastinar é necessário separar um tempo específico para as redes sociais.

Dessa forma, quando você for para internet não vai se culpar por isso. Você estará no seu tempo determinado.

Enquanto estiver realizando suas tarefas desative suas notificações, e mantenha o foco

Falando nisso, escrevemos um post sobre como ter foco e ele pode complementar sua leitura.

Mantenha sua mente equilibrada e ensine a ela que há tempo para tudo, há tempo para trabalhar, mas também haverá tempo para mexer nas suas redes sociais e postar umas fotos.  

Vale ressaltar que, se você trabalha com computador ou depende do seu celular, deverá ter mais cuidado ainda. 

Não vou especificar um horário para você, apesar de existirem recomendações na internet. Faça o seu horário desde que suas tarefas diárias estejam cumpridas.

O sentido de realização será somado a sensação de premiação por sua força de vontade.

Como parar de procrastinar fazendo uma atividade de cada vez

Não atropele suas tarefas iniciando outras enquanto não terminar o que você já está fazendo. Talvez essa seja uma das dicas mais importantes deste post.

Sei que vão existir momentos em que haverá a necessidade de mudar o que você está fazendo. Mas, isso sempre será emergencial.

Nunca faça por conta própria. Isso é essencial para você se alto educar.

Vou te adiantar uma coisa, vai ser muito difícil. Experimente a sensação de conseguir!

Não deixe algo para terminar depois com a intenção de começar uma nova tarefa.

Identifique o problema

Já parou para avaliar qual o momento do dia você tende a procrastinar? Identifique o problema na causa. Perceba esse momento do dia e trabalhe para evitar a procrastinação.

Normalmente isso acontece quando você deixa algo para fazer depois.

Esse é justamente o conceito de procrastinação. Deixar para fazer depois, adiar.

Também pode acontecer quando você se sente incapaz de realizar algo e isso pode estar afetando o seu lado psicológico.

Por isso, é importante dividir suas tarefas em pequenas partes para que você possa sentir a sensação de realização de terminar algo que começou.

Visite nossa página no facebook: https://www.facebook.com/produtividadeimbativel/

Comece agora a deixar de procrastinar

Já sabe o que vai fazer amanhã? Comece agora a aplicar as dicas sobre como parar de procrastinar definindo suas tarefas para amanhã e dependendo do horário, as tarefas que você ainda pode fazer hoje.

Lembrando daquele ditado: “é melhor prevenir do que remediar”, se você acha que tem chances de procrastinar, procure evitar isso no dia anterior. Concorda comigo que é melhor você começar o dia, com 20% das tarefas prontas do que tendo que começar do zero?

Depois de anotar as tarefas do dia seguinte faça um exercício colocando essas tarefas em ordem de prioridade.

Agora, pegue a tarefa mais importante em nível de prioridade e divida elas em micro etapas. Além disso programe essa atividade para o momento do dia em que você consegue ser mais produtivo.

Lembre-se de organizar o local onde você fará suas atividades diárias. O seu ambiente também deve ser mais produtivo.

Assim, você vai ser mais produtivo e organizado com suas tarefas.

Espero que eu tenha te ajudado com um pouco de informação para você aprender a como parar de procrastinar e aumentar sua produtividade diária.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!