Como Ser Resiliente: 6 Dicas para se tornar indestrutível

Você se considera uma pessoa com resiliência? Sabe como ser resiliente? Se você quer saber mais acerca dessa nova palavra que vem ganhando espaço no vocabulário de muitas pessoas, você chegou ao local certo!

Um dos exemplos de como ser resiliente, foi do jogador Lionel Messi. Nascido na Argentina, desde muito criança, seu sonho foi de ser jogador de futebol profissional.

Porém, muitos clubes do seu país não o quiseram, pelo fato do garoto ter baixa estatura.

Mas em nenhum momento, ele e sua família desistiram. Chegado um dia, um olheiro do Barcelona (um dos maiores clubes do mundo), percebeu o talento do garoto, e o levou para Catalunha.

De fato, não foi fácil sua trajetória, eram sessões diárias de tratamentos para seu crescimento. Foram, ao todo, 2.000 agulhadas de hormônio de crescimento.

Tudo isso para chegar aos 1,70m e ter uma estatura aceitável para o futebol. Mas todo tempo investido e dores sentidas, foram ressarcidas.

Messi, para muitos, é o melhor jogador do futebol atual. Mostrando para todos, que ser resiliente, suportar dores e superar obstáculos, valem a pena quando se tratam dos seus sonhos.

Treinamento mapas mentais

O que é resiliência e ser resiliente?

Ser resiliente é você ter a capacidade de se adaptar às mudanças e enfrentar os desafios até que consiga atingir seus objetivos, mantendo a automotivação, sempre.

Resiliência é a capacidade que algum indivíduo tem de ser colocado sob pressão, e mesmo que erre, ele saberá voltar ao início, repetindo o processo sem perder o equilíbrio emocional. Ser resiliente é mostrar a todos que você quer, você pode e você consegue!

Ao longo dos anos, vimos muitas pessoas que foram e são exemplos de como ser resiliente. Por exemplo: Thomas Alva Edson, tem mais de 2300 patentes. E, dentre elas, tem a criação da lâmpada incandescente. Onde demonstrou que vale a pena ser resiliente.

“Ah, como ele foi resiliente com isso?”

Thomas Edson tentou por muitas vezes, e sempre falhava. Tentava todos os dias, e novamente… falhava. Porém, mediante a todos os desafios e mais de 1000 tentativas frustradas, veio a redenção. Thomas Edson conseguiu, por fim, criar a lâmpada, mudando e marcando seu nome na história da humanidade.

Ser resiliente se trata de dar mais de si, em prol do seu objetivo. Quer deixar um legado? quer ser lembrado por ter atingindo todos os seus objetivos? O segredo está em aprender a como ser resiliente!

Treinamento vida organizada e produtiva

6 Dicas de como ser resiliente

1 – Mantenha o foco nos seus objetivos!

Manter o foco trata-se de olhar além dos desafios. Aprender a como ser resiliente é visualizar a recompensa, se atentando aos processos até sua chegada.

É essencial evitar de procrastinar, pois, com isso, você se torna mais automotivado para a realização dos desafios diários.

2 – Crie um planejamento pessoal

Primeiramente, cite em uma lista seus pontos fortes e pontos a melhorar. Previna-se quantos anos pontos a melhorar, para que eles não te atrapalhem na sua jornada.

Defina seus objetivos, o tempo estimado para a conquista e os caminhos que devem ser seguidos.

3 – Aprenda com os seus erros

Nunca se vitimize ao errar. Errar é normal, permanecer no erro, que é anormal.

Para que isso não ocorra, aprenda com seus erros. E se sempre se pergunte: “O que posso fazer para melhorar?”

4 – Aumente sua produtividade

Manter-se atento é um elemento crucial para aumentar sua produtividade. Com isso, a qualidade de seu trabalho ficará alta e haverá diminuição no tempo de serviço, podendo te render lucro. Pois, como dizem: “tempo é dinheiro”.

5 – Descanse, reveja, refaça!

Um dos pilares sobre como ser resiliente é descansar um pouco, liberando a tensão. Nesse curto espaço de tempo, tenha o controle dos seus atos e refaça até obter êxito total.

Manter a resiliência é importante, pois, sem ela, você não chegará longe. Muitos menos, atingirá seus objetivos.

6 – Conheça a si mesmo

O autoconhecimento contribui ao tentar ser resiliente, pois quando você é colocado à prova, sua capacidade de controlar suas emoções é o que vai definir o quanto de resiliência você tem.

Quando tu conheces a si mesmo, você passa a lidar com seus problemas interiores (emoções) com mais facilidade.