Como ter autoconfiança: Desenvolver o Acreditar em Si Mesmo

Se você está disposto a aprender sobre como ter autoconfiança, chegou ao post certo! De fato, se você quer ser mais autoconfiante, é super importante você acreditar em si mesmo, pois, com isso, o aumento do desenvolvimento pessoal e da produtividade será progressiva.

Treinamento mapas mentais

O que é autoconfiança?

A autoconfiança é, simplesmente, uma virtude, pela qual, você obtém de acreditar em si mesmo. Vale ressaltar que, na hipótese de você se tornar autoconfiante, automaticamente, você se sente capaz de realizar qualquer coisa.

O equilíbrio é uma das principais características que os autoconfiantes devem dominar!

Equilíbrio para não comprar além do que precisa, equilíbrio para não comer compulsivamente, e há outras áreas onde você deve se manter equilibrado, e a principal área é o equilíbrio emocional.

Você, com certeza, já ouviu alguém falando: “O que você planta, colhe”. E, normalmente, é assim que acontece.

Sua autoconfiança e autoestima, muito provavelmente, está baixa, devido a atitudes errôneas cometidas no passado.

Devido a esses erros, você pode ter desenvolvido pequenos traumas. E em algumas vezes, você até tentou consertar esses erros do passado, e acabou descobrindo que no fundo do poço, tem um porão.

Então, quanto mais você tentar reparar o erro sem autoconfiança e sem equilíbrio emocional, você vai desenvolver ainda mais repugnância quanto ao assunto, gerando desconforto emocional.

Com isso, você pode acabar duvidando da sua capacidade de mudança emocional, mudança de hábitos e mudança de atitudes.

Treinamento vida organizada e produtiva

Dicas de como ter autoconfiança

Realize exercícios

O exercício físico impacta diretamente no aumento da auto-estima e também, ajuda para uma obter-se uma mente mais saudável.

Se você não é acostumado a praticar exercícios físicos, comece aos poucos, movimentando os membros superiores, depois superiores junto com inferiores, e vá aumentando a dificuldade.

Fuja das desculpas da vida! Se precisa de tempo, retire 20 minutos de suas tarefas diárias e invista nos exercícios.
Pois com isso, de fato, você terá resultados impressionantes entre prazer (aumento da Serotonina, Endorfina, Dopamina e Ocitocina), músculos repousados e o sono em dia!

Vale ressaltar que o sono e a boa alimentação são essenciais para uma vida saudável tanto fisicamente, quanto mentalmente.

Pare de se comparar

Primeiramente, você precisa se aceitar! Aceitar seus jeitos, tantos físicos, quanto comportamental.
Com isso, será mais fácil você parar de comparar sua vida com as de outros.

E principalmente, parar de comparar sua vida emocional e financeira, com a de outros. Pois, isso gera estresse, crise de ansiedade e emoções deturpadas.

Evitar comparações faz com que você se concentre apenas em você. Com isso, indiretamente, você aprende a trabalhar o foco e consegue aprender a como parar de procrastinar.

Ao evitar comparações, você passa a ver o mundo com outros pensamentos e aprende a dominar suas emoções com mais facilidade, acarretando na aprendizagem de como ter autoconfiança.

Mantenha sua atenção

Como ter foco é um dos elementos mais importantes quando lidamos sobre como ter autoconfiança.
Elimine todas as distrações possíveis!

Celular? TV? falatórios excessivos? Procure se livrar dessas distrações perigosas.

Manter o foco é um bela dica de como ser produtivo.

Pois além de melhorar a concentração, você consegue minimizar o tempo de trabalho, restando tempo para realizar outras tarefas, ou até mesmo, praticar os 20 minutos de exercícios iniciais citados na primeira dica, não é? rs

Ajude o próximo

Invista na sua satisfação em ajudar!

“Ué, como assim investir na satisfação em ajudar?”

Sei que você pode ter se perguntado. Mas, vou-lhe responder.

Ajudar pessoas parte do princípio de assistir alguém sem esperar nada em troca, e esse é o verdadeiro sentido de ajudar. E se você praticar esse ato de coração puro, automaticamente, estará se satisfazendo nessa vontade.
Você pode amparar alguém, emocionalmente, abalado(a).

Pode ajudar uma senhora atravessar a rua. Mas também, pode investir na saúde e alimentação de muitas crianças necessitadas. Como, por exemplo: Médicos sem fronteiras.

Ter o prazer de ajudar faz com que você se sinta ainda mais completo e próspero. Pois a prosperidade é você ter o suficiente para viver bem e ajudar ao próximo.

Deve-se enfatizar também que, quanto mais você se satisfaz, menos você evidência os seus problemas por um tempo.

Dê-se o valor correto

Já fez uma matriz SWAT sua? Essa técnica consiste em você descrever e trabalhar em cima dos seus pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades. Com isso, você terá um norte a seguir para aprender a como ter autocontrole.

Outra técnica que é de suma importância utilizar é a Matriz GUT! Matriz que descreve e enumera gravidade do problema, urgência para resolução e tendência do problema ficar pior.

Descreva os problemas, enumere na GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) em uma escala de 1 a 5 por exemplo e após isso, multiplique os valores colocados. Os problemas de maiores resultados, são os que devem ser vistos e corrigidos primeiramente.

Com essas técnicas, você conseguirá enxergar suas qualidades, os seus pontos a melhorar e qual a gravidade, urgência e tendência do problema ou situação.

Sem contar que, você poderá utilizar essas propriedades nas tarefas de casa e até no trabalho.

Transforme sua vida

Mude sua trajetória! Mude sua forma de viver e pensar! Com todas essas dicas, você vai conseguir aprender a como ter autoconfiança!

Seus pensamentos precisam ser positivos! Jamais se esqueça, positividade sempre!

Essa é uma dica muito importante para manter um dos maiores males do ser humano afastado, a depressão. Existem pessoas que estão vencendo a depressão praticando pensamentos positivos e motivadores todos os dias.

Compre um caderno e anote tudo de positivo que você fizer, tudo! Seja alguma ajuda feita a alguém, ou até mesmo uma tarefa pronta antes do horário e dia previsto.

Isso fará com que sua consciência entenda que você pode e consegue aprender a como desenvolver o acreditar em si mesmo.