Matriz de Análise Swot:  O que é? Como usar?

A Matriz SWOT pode ser aplicada tanto por pessoas, quanto por empresas, a fim de que consigam determinar quais são suas forças; fraquezas; oportunidades e ameaças.

Há pessoas que ao invés de denominarem “fraquezas”, dizem “pontos a melhorar”, trazendo um tom menos grosseiro quanto a uma das classificações dos elementos da Matriz SWOT.

Treinamento mapas mentais

 O que é Matriz Swot?

A Matriz SWOT tem por objetivo mostrar, de uma maneira aprofundada, a situação da empresa ou da vida pessoal, para que possa haver a melhor tomada de decisão possível. Além disso, a Matriz SWOT pode ensinar a pessoa a como ser mais produtiva até na vida particular.

Com essa análise, você vai ter um diagnóstico estratégico que vai fazer uma previsão e impedir que algo de ruim aconteça na empresa, e também, ajuda quanto a logística. Isto porque na Matriz SWOT, há fatores externos (as forças e as fraquezas) e externos (as oportunidades e as ameaças).

A sigla SWOT se refere a:

S, strengths, as forças;

W, weaknesses, as fraquezas;

O, opportunities, as oportunidades;

T, threats, as ameaças.

No português, a sigla da Matriz é FOFA, que corresponde às forças (F), oportunidades (F), fraquezas (F) e ameaças (A).

Como Montar a Matriz SWOT?

Vale ressaltar que, em fatores internos (forças e fraquezas) você pode controlar. Mas já, os fatores externos (oportunidades e ameaças), não há como controlar.

A Matriz SWOT pode ser usada para qualquer coisa, porém, defina um tema para ela.

  • Assim como a Matriz BCG e a Matriz Eisenhower, a Matriz SWOT é criada a partir de um plano cartesiano. Pelo qual, deve ser divida em 4 quadrantes iguais (2 em cima e 2 em baixo);
  • Os quadrantes superiores serão denominados de Fatores Internos; e os quadrantes inferiores serão chamados de Fatores Externos;
  • No primeiro quadrante é o local onde deve ser inserido as forças;
  • No segundo quadrante, coloque as fraquezas;
  • No terceiro quadrante, escreva as oportunidades;
  • No quarto quadrante, cite as ameaças.

Logo após ter escrito tudo dentro da Matriz SWOT, você deve analisar e listar todos os pontos que citados em cada um 4 dos quadrantes. O seu próximo passo é dar uma nota a cada ponto citado em cada quadrante. Notas de 1 (ruim) e até 5 (muito bom). Após. some as notas de cada quadrante, e o que houver uma menor pontuação, é o que você precisa focar sua atenção em melhorar.

Agora, seu último passo é gerir. Se a menor pontuação foi em ameaças, qual seria a solução para elas? 

Por exemplo, vamos dizer que você está há 2 anos no ramo alimentício, e em frente ao seu estabelecimento, outro empreendedor abre um comércio que é do mesmo ramo que o seu, oferecendo produtos ainda mais baratos. O que você faria? 

Talvez, negociar um preço mais baixo com fornecedores, economizar como materiais na empresa e até instalar energia solar, pode ser uma opção para minimizar a perda de lucro em um médio prazo. Mas, você teria que ter algum diferencial para oferecer ao público e ser melhor que seu concorrente, e aí, o que você faria?

O que você precisa ter é aprender a como ser mais organizado. Utilizando esse método, você consegue se especializar um pouco mais no âmbito da organização. E ainda assim, já pensou em fazer algum Curso de Personal Organizer? Além de ser uma nova profissão no mercado atual, você também aprende a como ter foco no seu dia a dia, pois se há um local organizado, há mais foco e produtividade.