Produção e produtividade significam a mesma coisa? A resposta é não! Olá tudo bem? No artigo de hoje você vai entender de uma vez por todas qual a diferença entre produção e produtividade, conhecer os conceitos e as relações dessas duas áreas de um planejamento estratégico.

Existem algumas diferenças entre produção e produtividade, apesar  destes dois conceitos andarem juntos precisamos entender melhor a diferença entre ser produtivo e produzir.

Vamos basear o nosso raciocínio identificando a diferença no conceito de produção e produtividade.

Treinamento mapas mentais

A diferença entre produção e produtividade

A diferença entre produção e produtividade - Qual a Diferença Entre Produção e Produtividade?

A forma mais fácil de entender a diferença entre produção e produtividade é compreender que a produção se trata do processo produtivo de algum produto, enquanto a produtividade tem relação com a qualidade e performance com que é realizada a produção.

Basicamente, a produção tem haver com a quantidade do que é produzido numa empresa e a produtividade é a forma com a produção acontece, podendo algo ser produzido mais, em menos tempo e a um custo menor.

A produtividade tem relação com a qualidade com que é realizada a produção.

Percebemos assim que um conceito não pode andar separado do outro e que as estratégia de uma pessoa ou empresa devem ser baseada nas noções dos dois temas.

A gestão de um negócio deve pensar em como aumentar a produtividade da produção de um produto por um custo menor, com mais segurança no processo e com maior qualidade.

Treinamento vida organizada e produtiva

Qual o conceito de produção?

Conceito de produção - Qual a Diferença Entre Produção e Produtividade?

O conceito de produção está ligado aos dados sobre o processo produtivo de uma empresa ou negócio, gerando informação estatísticas para todo o planejamento e controle da produção (PCP).

Por exemplo, através dos dados da produção é possível planejar a:

  • Planejar a compra de matéria prima;
  • Capacidade produtiva;
  • Previsão de receita facilitada também através da previsão de demanda;
  • E até quantidade de funcionários necessários e maquinário.

Os dados da produção permitem o planejamento de um processo produtivo através de Just In Time (JIT).

Just In Time

O Just In Time é capaz de fazer uma empresa economizar muito e evitar o desperdício na compra de matéria prima, por exemplo.

O conceito do Just In Time está basicamente em pedir ou comprar a matéria prima necessária para a produção.

Este conceito pode ser aplicado em todas as áreas da nossa vida e até mesmo dentro da empresa na solicitação de serviços entre setores dentro da empresa.

Esta noção começa a abrir o nosso entendimento para conceituar e compreender a produtividade por ter ligação direta com a qualidade e a performance do processo produtivo.

A produção também fornece dados de previsão venda de acordo com a sazonalidade.

A produção, além de lembrar um processo produtivo em si em chão de fábrica, é um verdadeiro medidor de resultados do que foi produzido em determinado tempo a um determinado custo.

Esses dados também ajudam na definição de preço de um produto ou serviço para o mercado e o consumidor.

Tenha em mente que você ou sua empesa podem produzir muito mas esse processo poder estar sendo caro de baixa produtividade e é aí que entra o conceito e a aplicação da técnicas que melhoram a produtividade de qualquer processo.

E essa é a primeira parte para entender qual a diferença entre produção e produtividade.

Treinamento de melhoria contínua

Qual o conceito de produtividade?

Conceito de produtividade - Qual a Diferença Entre Produção e Produtividade?

O conceito de produtividade está baseado na capacidade se produzir mais, em menos tempo, com mais qualidade, menos desperdício e recursos.

A produtividade e performance ditam o ritmo da produção.

Produzir com maior produtividade e qualidade traz diversos benefícios a uma empresa. Um exemplo fácil disso está no próprio aumento de receita através da economia em desperdício de tempo, matéria prima, mão de obra, despesas e muito mais.

Isso significa que um negócio não precisa aumentar os preços de produtos e serviços para o consumidor final com frequência, podendo assim aumentar seu lucro, reduzindo custos.

Tenha em mente que a diferença entre produção e produtividade está na qualidade, rapidez e performance com um processo produtivo será conduzido.

Essa é a hora da gestão da produção e produtividade entrarem em ação e organizar todo o processo.

A produtividade tem haver com desempenho e qualidade.

Conclusão

Conclusão da diferença de produzir e produtivo - Qual a Diferença Entre Produção e Produtividade?

A relação e diferença entre produção e produtividade está na qualidade e performance de como será realizado um processo produtivo.

Não tem jeito, uma tende a andar ao lado da outra quando uma empresa ou processo deseja gastar menos, produzir mais a um custo menor sem perder na qualidade do produto.

Aumentar a produção, reduzir custos é o desejo de qualquer empresário. Para isso, é necessário um trabalho intenso de planejamento e integração numa empresa.

Por isso, é de extrema importância que todos os funcionários sejas organizados e produtivos além de ter em mente que evitar desperdícios de material e tempo é fundamental para manter ou até mesmo aumentar a receita e os lucros de qualquer negócio.

Dica de livro → Mais rápido e melhor o segredo da produtividade na vida e nos negócios.

Precisamos ajudar a empresa a ser mais produtivo no setor de trabalho com atitudes que o próprio funcionário deve tomar.

O sucesso de uma determinada organização está baseado na performance e na otimização da produtividade nos processos de produção dentro da empresa.

Essa é a principal relação e diferença entre produção e produtividade que na verdade levam ao bem comum.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!